A.I.R.E. Farei sozinho!
-Ok, novo cidadão! Mas antes, acompanhe este Post!
O gostoso mesmo é falar de Passaporte Italiano e o que vem com ele, não é mesmo? Recentemente passamos por essa sensação em agendar o passaporte brasileiro e o italiano, bem como organizar as agendas e tirar as benditas fotos! Entretanto, para chegar nessa fase do passaporte ou na emissão do passaporte é preciso falar em A.I.R.E.
AIRE é a sigla para Anagrafe Italiani Residenti all’Estero, que significa “Registro de Italianos Residentes no Exterior”. É um cadastro obrigatório para todos os cidadãos italianos que residem ou pretendam morar fora do país. Vê se não esquece mais ou salva este conteúdo.
Eu sou cidadã italiana e quando fiz o meu juramento no Consulado Italiano em 23/08/2021. No momento do juramento, Cônsul foi enfático em dizer sobre a responsabilidade de um cidadão italiano e que o passaporte não é apenas para viajar para Miami, bem interessante!
Vou deixar o link deste vídeo caso você queira saber como foi este momento, através do processo de naturalização por casamento.
Diário: Meu Juramento de Naturalização no Consulado Italiano de São Paulo | Galetto Dupla Cidadania
Este texto veio de uma percepção: em nosso escritório presencialmente com os clientes ou em contatos com os novos cidadãos italianos (aqueles que reconheceram a cidadania via processo Judicial, através de sentença) que não sentem dessa forma, como sendo uma responsabilidade do A.I.R.E. Eu sinto que soa como um: “Francyne, quando der, eu faço! Valeu pela a dica!”
Sendo assim, vou deixar este conteúdo como um memorial sobre o tema: A.I.R.E.
O A.I.R.E. nada mais é que “avisar” ao Consulado Italiano que existe um novo cidadão e uma nova família. Simples assim!
Lógico que existem as mudanças: Se essa família “cresceu” e tem novos agregados que chegaram durante o período do processo judicial, deve ser esclarecido ao Consulado Italiano da sua jurisdição. Este crescimento eu me refiro: se casou, nasceu um filho, ou um processo de adoção ou se ainda, houve divórcio, então, essa família deve comunicar ao consulado.
Tenho vídeos no Canal o qual falo sobre este tema e te aconselho a acompanhar.
Na grande maioria dos nossos clientes que fizeram conosco o processo judicial, eles seguem também com a fase do A.I.R.E. e posterior, agendamento de passaporte. Entretanto, uma minoria prefere fazer sozinho e com as informações constantes no próprio site do Consulado.
Independente da forma que irá fazer, precisa ser feito e tem que fazer!
“Você não deve fazer as coisas certas de vez em quando. Você tem de fazer as coisas certas o tempo todo.” Vince Lombardi.
Li essa frase e fui atrás para conhecer o autor. Me deparei simplesmente com o primeiro treinador campeão do Super Bowl (futebol americano). Para mim, faz todo sentido, pois após ser reconhecido cidadão, por toda vida civil este novo italiano deverá “avisar” o Consulado a cada mudança civil. E como essa reflexão intencional diz: “fazer as coisas certas o tempo todo”.
O certo ou o correto é após sair a cidadania, deve-se comunicar a Itália, mais ou menos assim: “Ei, minha família é italiana! Moramos em Sorocaba e temos três filhos, um cachorro e um periquito.” Ops, cachorro e periquito, não precisa. Aliás, se você é pai ou mãe de pet, não precisará mencionar.
Você precisa compreender que após sair a cidadania você deve (sentido de obrigação) fazer a 1ª. Inscrição no A.I.R.E. através do Portal Fast IT e depois, com o tempo ou com as mudanças, você deve fazer a Atualização no A.I.R.E.
Daí vem a pergunta clássica: “Francyne, em quanto tempo tenho que fazer a Inscrição?”
A minha resposta deveria ser: – Faça hoje!
Mas, claro que eu tenho bom senso e sei que o processo judicial não avisa quando será finalizado em juízo e apenas acontece. Não há uma perspectiva de tempo com exatidão. Então, se programe para fazer o quanto antes.
Entretanto, para Atualização de A.I.R.E. você pode aguardar até 90 dias após os fatos: nascimentos, adoções, casamentos e divórcios.
O A.I.R.E. é feito através de um portal chamado Fast IT. Você deverá criar uma conta e este login e senha, guarde-o com muito carinho, pois num futuro pode ocorrer em usar novamente.
E para aqueles que têm o login e senha há anos:
Se a senha expirou, precisará trocar a senha.
Deverá colocar a senha anterior e uma nova, desde que obedeça os critérios:
Mínimo de 8 caracteres
Máximo de 16 caracteres
Pelo menos um caractere maiúsculo
Um número
Um caractere especial
Como eu quero lhe oferecer tudo, vou deixar o link aqui para ter acesso com facilidade: Serviços Consulares Online
Após enviar o A.I.R.E. sugiro que acompanhe até que venha a ser enviado ao Comune. Você verá no portal uma notificação dizendo que foi enviado ao Comune. Em seguida, pelo histórico de outros clientes, você pode efetuar o teu agendamento de passaporte e então, programar as suas férias!
Diferente de uma emissão do passaporte para o serviço do A.I.R.E., não há taxa a ser recolhida pelo consulado.
Por último quero compartilhar algo:
Através do A.I.R.E. é que a Itália saberá quantos cidadãos residem no Brasil ou em qualquer outro país. Se o novo cidadão não declara o A.I.R.E., os números não irão fechar. Claro que daí entramos num âmbito mais amplo.
Ah, usamos o nosso passaporte italiano para alguns países. Se quiser saber mais ou trocar figurinhas sobre viagens, estamos por aqui à disposição.
Você sabe onde nos encontrar:
WhatsApp 15 98154 8807
E-mail: f@galettoduplacidadania.com.br
Espero que este conteúdo tenha sido relevante para o teu dia. Arriverderci!
Deixar um comentário